terça-feira, 30 de junho de 2020

Prefeitura de Parnaíba realiza programa de testagem para COVID-19 no Residencial Dunas


Por determinação do Prefeito Mão Santa, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando um programa de testagem rápida para covid-19 em diversos bairros de Parnaíba.


Nesta sexta edição do programa, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizam testes no residencial Dunas, no Bairro Dirceu Arcoverde. As equipes atuarão até esta terça-feira (30), com a realização de 700 testes, 350 foram realizados nesta segunda-feira (29) e, outros 350 nesta terça-feira (30), sempre a partir das 16h, com início da entrega de senhas a partir das 14h30.


A Prefeitura de Parnaíba informa que a prioridade dos testes é para pacientes com sintomas gripais. Em caso de positivo para o novo coronavírus, o paciente é imediatamente atendido por médicos da Secretaria de Saúde, e, recebe um kit de medicamentos baseados no protocolo do Ministério da Saúde para tratamento contra a COVID-19, além de ser registrado para posterior acompanhamento de seu estado pelas equipes da Secretaria de Saúde.


Além do programa de testes nos bairros, o Hospital Campanha Nossa Senhora de Fátima, ainda mantém testes diários nos turnos da manhã e tarde, através de encaminhamentos realizados por unidades de saúde.

Supcom - PMP

segunda-feira, 29 de junho de 2020

Prefeito Mão Santa, lança pedra fundamental da nova estrada de acesso à Pedra do Sal



O Prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, lançou na manhã desta segunda-feira (29), a “pedra fundamental” da construção da nova estrada de acesso à praia da Pedra do Sal.


 A cerimônia contou com a presença do Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Zé Filho, de vereadores e, do Senador Ciro Nogueira, filho do ex-deputado Ciro Nogueira Lima, o qual dará nome à nova estrada.



 Antes, o Senador, acompanhou o prefeito Mão Santa em vistoria ao local onde será construída a ponte Geraldo Bolsonaro, que dará início à estrada Deputado Ciro Nogueira Lima, ligando o centro de Parnaíba à praia da Pedra do Sal.




 Com esse investimento, a Prefeitura de Parnaíba espera desenvolver o turismo da praia parnaibana, através da captação de investimentos por parte de empresários do trade turístico nacional e internacional, uma vez, que a estrada foi pensada para oferecer acesso por áreas que podem ser utilizadas para construções de resorts e hotéis, além do desenvolvimento urbano através de novos condomínios e conjuntos residenciais.

 A Secretária de Infraestrutura Gracinha Moraes Souza, explicou ao senador toda a planta de construção da ponte, e, o projeto da nova estrada. Vale ressaltar que a luta pela liberação de verba federal para construção da ponte foi um dos primeiros pontos reivindicados ao Governo Federal no início da gestão do prefeito Mão Santa, ainda em 2017, e, que ganhou o apoio e simpatia dos Senadores Ciro Nogueira e Elmano Férrer.

Paralelo às construções da ponte e da estrada, a Prefeitura de Parnaíba trabalha para ter concedido o direito de gerenciamento da orla da Pedra do Sal, através de solicitação feita à Superintendência do Patrimônio da União, o que permitirá mais investimentos do poder público municipal na região, inclusive com a construção de novos bares na orla, todos padronizados e em consonância com os mais elevados padrões para atendimento digno aos turistas, gerando renda e emprego para comerciantes e moradores da região.

 SUPCOM/ PMP

Prefeito Mão Santa e o senador Ciro Nogueira unidos pelo desenvolvimento da Parnaíba

Prefeito Mão Santa e o senador Ciro Nogueira participaram do lançamento da pedra fundamental, onde será construída a nova avenida que dará acesso a Praia da Pedra do Sal

Mão Santa, o ‘Prefeito Mãos à Obra do Piauí’, pavimenta o desenvolvimento de Parnaíba para os próximos anos


"Trabalho, trabalho e trabalho" foi a determinação de Mão Santa a todos seus assessores, secretários e superintendentes, desde o primeiro dia à frente da Prefeitura de Parnaíba. Ao encontrar Parnaíba em estado caótico, parcialmente às escuras, suja e com uma população desesperançada e de baixa autoestima, depois de tenebrosos 4 anos de gestão Florentino Neto (PT), o Prefeito Francisco de Assis Moraes Souza, Mão Santa, reuniu sua equipe para que se esforçasse, ao máximo, para recuperar a dignidade do povo parnaibano, e, também, para devolver ao município sua histórica condição de grandeza.

Um dos exemplos da Parnaíba que Mão Santa prepara para o futuro é a construção da nova ponte do município, que se chamará Geraldo Bolsonaro, em homenagem ao pai do Presidente da República, Jair Bolsonaro, será construída com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional e com emendas parlamentares dos senadores Ciro Nogueira e Elmano Férrer, no valor de R$ 17 milhões. A obra, que também incluirá a construção de uma nova via de acesso à Pedra do Sal, fomentará novas possibilidades de investimentos, geração de emprego e renda para o desenvolvimento turístico da região. Assim que estiver com a cessão de gestão da orla da única praia do município, Mão Santa fará a urbanização do espaço e a construção das barracas, realizando o antigo sonho de comerciantes e moradores do local.

O Prefeito Mão Santa tem sido incansável em realizar ações nas áreas da Saúde, Educação, Infraestrutura, Assistência Social e nos demais segmentos do serviço público do município, principalmente no acolhimento e proteção aos mais vulneráveis. Há obras de infraestrutura urbana em todas as regiões de Parnaíba: recuperação de logradouros públicos, entre eles da Lagoa do Bebedouro, de estradas vicinais, construção de novas vias, obras de drenagem de águas pluviais, asfaltamento de ruas e ampliação de ruas com pavimentação poliédrica.

Nos últimos meses, investiu milhões de reais nas ações de enfrentamento à Covid-19, com a reforma e estruturação do Hospital de Campanha de Parnaíba, no fortalecimento das UBS's, no reforço das compras de EPI's, nos testes rápidos nos bairros.

SUPCOM/ PMP

'Agora é pra sempre', diz Ciro Nogueira sobre aliança com Mão Santa


O senador Ciro Nogueira (Progressistas) e o prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM), estão cada vez mais alinhados politicamente. Ambos estiveram juntos na manhã desta segunda-feira (29), na solenidade de assinatura da ordem de serviço da construção de uma avenida da cidade do litoral piauí.





O empreendimento, aliás, levará o nome do deputado Ciro Nogueira, pai do senador e antigo aliado de Mão Santa. A nova via dará acesso a ponte Geraldo Bolsonaro. “Essa ponte será um marco para a cidade de parnaíba, outras obras vão vir e quero estar ao seu lado”, pontuou o parlamentar.



“Acho que chegou o momento de darmos as mãos. Se a gente já esteve distante em outras épocas, meu casamento com você vai igual ao seu com a dona Adalgisa, agora é pra sempre”, afirmou o congressista progressista, que constrói um novo palanque antagônico ao do governador Wellington Dias (PT).

Presidente Jair Bolsonaro disponibiliza 326 médicos e 30 mil cloroquinas para Piauí

O presidente Jair Bolsonaro informou neste domingo (28), via Twitter, que o Governo Federal disponibilizou 326 médicos; 50 respiradores e 30 mil cloroquinas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Piauí.
Ele fez um balanço do que o Governo Federal enviou durante a pandemia do coronavírus para os estados do Nordeste. Segundo Bolsonaro, o Governo Federal entregou ao Piauí 192.536 testes rápidos para Covid-19 e habilitou 266 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de distribuir 1.605.965 Equipamentos de Proteção individual (EPIs) e 7.864 litros de álcool em gel.
“Estamos frente a todas as linhas possíveis”, afirmou o presidente.O crédito fica disponível somente durante pandemia e uso é exclusivo para atendimento à situação de emergência. O recurso será aplicado na aquisição de veículos e equipamentos para novas unidades militares de tratamento intensivo (UTI), no reforço do estoque de medicamentos, insumos e equipamentos hospitalares, bem como na realização de operações relativas à segurança de fronteiras.

domingo, 28 de junho de 2020

Prefeitura de Parnaíba realiza mutirão de limpeza e zeladoria na comunidade Pedra do Sal



A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, fez um mutirão de limpeza e zeladoria na comunidade praiana da Pedra do Sal, no dia 27 de junho. Além de varrição, capina das vias e limpeza, as equipes também usaram caminhões e máquinas para a retirada de galhos de arvores, entulhos ou resíduos de demolições. A ação na comunidade da Pedra do Sal foi determinada pelo Prefeito Francisco de Assis Moraes Souza, Mão Santa, que também solicitou à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos que intensifique o trabalho na região.





Mesmo em época de pandemia, a preocupação do Prefeito Mão Santa e da Secretária e engenheira Maria das Graças Nunes com a única praia de Parnaíba é constante. A Prefeitura de Parnaíba também está realizando outras melhorias na Pedra do Sal, a exemplo da recuperação das estradas vicinais e abertura de novas vias na comunidade, em atendimento a pedido de moradores.

A Prefeitura de Parnaíba pede, ainda, a colaboração da população para participar e ajudar a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos a manter a cidade limpa, não jogando entulhos e materiais sem serventia em ruas, calçadas, terrenos e vias públicas.

SUPCOM / PMP

sexta-feira, 26 de junho de 2020

CIRO APOIARÁ MÃO SANTA

O senador Ciro Nogueira vai a Parnaíba na segunda-feira, dia 29, para a inauguração da nova estrada para a praia da Pedra do Sal, a única praia da cidade. O evento seria no domingo, mas como o estado estará de lockdown, houve a mudança de data. O nome da estrada será Ciro Nogueira, uma homenagem ao pai do senador. 
O prefeito Mão Santa (DEM), autor da homenagem, espera confirmar na segunda o apoio de Ciro a sua reeleição. O Progressistas, então, indicaria o vice da chapa. E o apoio deve mesmo ser confirmado.
Por Arimatéa Carvalho (MEIO NORTE)

Dom Rufino e Broder Ville recebem o mutirão de testagem Covid-19

Mutirão de testagem Covid-19 da Prefeitura de Parnaíba atende moradores dos populosos conjuntos Dom Rufino e Broder Ville.


Como forma de diagnosticar precocemente a presença da Covid-19 na população e disponibilizar medicação e tratamento, a Prefeitura de Parnaíba já realizou milhares de testes rápidos em pessoas de todas as idades com sintomas gripais mais acentuados, em mutirões itinerantes nos bairros, em parceria com o SESC-PI, que disponibiliza carreta adaptada e equipamentos para a análise dos testes. Na tarde desta quinta-feira, 25 de junho, as ações ocorrem no conjunto Dom Rufino II, e atendem moradores da grande área populacional dos conjuntos habitacionais, além de regiões vizinhas, a exemplo do Broder Ville.


O Prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis Moraes Souza, Mão Santa, determinou à Secretaria Municipal de Saúde que promovesse os mutirões itinerantes de testes Covid-19 para priorizar o atendimento a casos confirmados da doença, com tratamento, medicação e acompanhamento clinico, psicológico e de assistência social, quando necessário. Da mesma forma em que ocorreu na Praça do Amor, na Lagoa do Bebedouro, no João XXIII e no Alto Santa Maria, a ação preventiva disponibilizou totens de álcool em gel para o público higienizar as mãos, tendas, cadeiras e espaço para coleta de sangue, consulta médica e recebimento de medicamentos. Os agentes da Guarda Patrimonial e da Guarda Civil do município apoiaram o trabalho das equipes no mutirão no Dom Rufino II.

Os profissionais da Prefeitura de Parnaíba também orientaram todos os participantes dos testes rápidos sobre os principais cuidados preventivos à Covid-19, independente do resultado do exame. O mutirão itinerante no Dom Rufino II vai continuar até amanhã, 26 de junho.
A Coordenadora da Atenção Básica do município, Lana Ibiapina, disse que a ação de testagem em massa nos bairros foi uma das decisões mais acertadas do Prefeito Mão Santa no enfrentamento ao novo coronavírus, pois além de garantir diagnóstico precoce, medicação e tratamento a muitos sintomáticos, aumenta significativamente as chances de recuperação da doença.


SUPCOM/PMP

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Bolsonaro diz que auxílio emergencial deve ter mais três parcelas, de R$ 500, R$ 400 e R$ 300

O auxílio foi aprovado pelo Congresso com duração de três meses. O objetivo era trazer alívio financeiro às parcelas mais vulneráveis da população






O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (25) que haverá prorrogação do auxílio emergencial de R$ 600 por mais três meses.
O benefício, segundo ele, será reduzido gradualmente, e deve ter parcelas de R$ 500, R$ 400 e R$ 300. Depois, o pagamento da assistência a trabalhadores informais seria encerrado.
O auxílio foi aprovado pelo Congresso com duração de três meses. O objetivo era trazer alívio financeiro às parcelas mais vulneráveis da população.
Com a proximidade do fim dos repasses para os primeiros beneficiados pelo programa, cresceu a pressão para que seja feita a prorrogação.
A medida tem sido discutida internamente no governo, mas Guedes vinha trabalhando por valores inferiores aos divulgados por Bolsonaro.
O motivo da resistência é o elevado custo da medida. A prorrogação no formato apresentado pelo presidente pode gerar um impacto negativo de até R$ 100 bilhões aos cofres federais. Até o momento, o governo já liberou R$ 152 bilhões para o pagamento das três primeiras parcelas.
Na manhã desta quinta, o ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) já havia afirmado que a extensão do auxílio teria parcela de R$ 500, R$ 400 e R$ 300.




    Foto: Reprodução/Agência Brasil
A informação foi publicada pelo ministro em uma rede social, mas ela foi apagada pouco depois. A pasta comandada por ele disse que a publicação estava incorreta e que o assunto ainda estava em discussão no governo.
"O governo vai pagar três parcelas adicionais (de R$ 500, R$ 400 e R$ 300) do auxílio emergencial. A proposta faria o benefício chegar neste ano a pelo menos R$ 229,5 bilhões. Isso é 53% de toda a transferência de renda já feita no programa Bolsa Família desde o seu início, em 2004", escreveu Ramos.
Ao confirmar essa previsão de valores, Bolsonaro disse que sua equipe de governo ainda trabalha nos cálculos para oficializar a prorrogação.
O tema deve foi debatido nesta quinta em reunião do presidente com os ministros Braga Netto (Casa Civil), Paulo Guedes (Economia) e Onyx Lorenzoni (Cidadania), além dos presidentes do Banco Central, Roberto Campos Neto e da Caixa, Pedro Guimarães.
Inicialmente, o governo planejava pagar mais duas parcelas do auxílio emergencial, no valor de R$ 300 cada uma.
O próprio presidente Bolsonaro chegou a defender o valor e disse que vetaria qualquer ação do Legislativo para aumentá-los.
"Na Câmara por exemplo, vamos supor que chegue uma proposta de duas [parcelas extras] de R$ 300. Se a Câmara quiser passar para R$ 400, R$ 500, ou voltar para R$ 600, qual vai ser a decisão minha? Para que o Brasil não quebre? Se pagar mais duas de R$ 600, vamos ter uma dívida cada vez mais impagável. É o veto", afirmou Bolsonaro em uma live no dia 11 de junho.

Mutirão de testagem Covid-19 da Prefeitura de Parnaíba atende moradores dos populosos conjuntos Dom Rufino e Broder Ville



Como forma de diagnosticar precocemente a presença da Covid-19 na população e disponibilizar medicação e tratamento, a Prefeitura de Parnaíba já realizou milhares de testes rápidos em pessoas de todas as idades com sintomas gripais mais acentuados, em mutirões itinerantes nos bairros, em parceria com o SESC-PI, que disponibiliza carreta adaptada e equipamentos para a análise dos testes. Na tarde desta quinta-feira, 25 de junho, as ações ocorrem no conjunto Dom Rufino II, e atendem moradores da grande área populacional dos conjuntos habitacionais, além de regiões vizinhas, a exemplo do Broder Ville.



O Prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis Moraes Souza, Mão Santa, determinou à Secretaria Municipal de Saúde que promovesse os mutirões itinerantes de testes Covid-19 para priorizar o atendimento a casos confirmados da doença, com tratamento, medicação e acompanhamento clinico, psicológico e de assistência social, quando necessário.  Da mesma forma em que ocorreu na Praça do Amor, na Lagoa do Bebedouro, no João XXIII e no Alto Santa Maria, a ação preventiva contou com totens de álcool em gel para o público higienizar as mãos, tendas, cadeiras e espaço para coleta de sangue, consulta médica e recebimento de medicamentos. Os agentes da Guarda Patrimonial e da Guarda Civil apoiaram o trabalho das equipes no mutirão no Dom Rufino II.

Os profissionais da Prefeitura de Parnaíba também orientaram todos os participantes dos testes rápidos sobre os principais cuidados preventivos à Covid-19, independente do resultado do exame. O mutirão itinerante no Dom Rufino II vai continuar até amanhã, 26 de junho. A Coordenadora da Atenção Básica do município, Lana Ibiapina, disse que a ação de testagem em massa nos bairros foi uma das decisões mais acertadas do Prefeito Mão Santa no enfrentamento ao novo coronavírus, pois além de garantir diagnóstico precoce, medicação e tratamento a muitos sintomáticos, aumenta significativamente as chances de recuperação da doença.

SUPCOM/ PMP

Hospital Municipal Nossa Senhora Fátima atinge objetivos


O Diretor-geral do Hospital de Campanha Nossa Senhora de Fátima, médico Darlan Barros disse que o hospital municipal Nossa Senhora de Fátima libera pacientes semanalmente que vão para casa reabilitados, caminhando e respirando normalmente. “Esse é o propósito do hospital que é salvar vidas” – afirmou ele.


Segundo Darlan, as pessoas que são internadas, algumas na UTI, ao serem liberadas perguntam a ele se é possível contrair a doença novamente e ele responde dizendo o seguinte: “É uma doença nova então continuem com os cuidados gerais”.

Ele disse que na medida do possível a equipe médica do hospital vem trabalhando no sentido de atender a todos. “Esse hospital foi uma grande iniciativa do prefeito Francisco de Assis Moraes Sousa e está à disposição dos parnaibanos” – concluiu ele.


Já a diretora técnica do Hospital de Campanha, médica Daniela Machado disse que todos os pacientes são submetidos ao tratamento da Covid-19 de acordo com o protocolo instituído pelo município de Parnaíba.

Ela destacou também que todos os pacientes liberados não precisaram sair de cadeiras de roda. Isso mostra – segundo ela – a evolução do paciente perante o tratamento que ele recebeu no Hospital de Campanha.

Texto: João Cancio

Presidente Bolsonaro anuncia Carlos Decotelli, ex-presidente do FNDE, para ministro da Educação

Decotelli comandou o FNDE de fevereiro de 2019 até agosto do ano passado


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou o ex-presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) Carlos Decotelli para ser ministro da Educação.
"Informo a nomeação do Professor Carlos Alberto Decotelli da Silva para o cargo de Ministro da Educação. - Decotelli é bacaharel em Ciências Econômicas pela UERJ, Mestre pela FGV, Doutor pela Universidade de Rosário, Argentina e Pós-Doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha", disse o presidente.


   
Mais cedo, Bolsonaro comunicou Renato Feder, secretário de Educação do Paraná, de que ele está fora do páreo nesta quinta-feira (25). O secretário se reuniu ao menos duas vezes com o presidente.
Um dos motivos que levaram o secretário a desidratar na bolsa de apostas foi o fato de ele ter sido um dos doadores da campanha de João Doria (PSDB-SP) ao governo de São Paulo em 2018.
Decotelli comandou o FNDE de fevereiro de 2019 até agosto do ano passado. Ele tem o apoio na ala militar do governo, principalmente de almirantes.


PARNAÍBA ESTA LINDA BEM CUIDADA E ILUMINADA! PARNAÍBA TEM PREFEITO!!


O Prefeito Mão Santa determinou à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos que mantenha a cidade sempre limpa, organizada e iluminada para todos os seus munícipes.








Além da conservação dos espaços e logradouros urbanos, a ação visa, ainda, a proteção do meio ambiente e do patrimônio público, pois essas ações ajudam a evitar depredação e outros delitos nesses locais.

Abandonada, Escola Cândido Oliveira vira curral de cavalos

O desrespeito do governo com as escolas estaduais de Parnaíba segue desenfreado. Não bastasse o abandono das escolas José Narciso, Chagas Rodrigues (onde inclusive hoje ocorreu um homicídio) e da Escola Edson Cunha (cujo muro lateral a Rua Anhanguera já caiu e parte dos bens foram saqueados), agora é a Escola Estadual Cândido Oliveira, na Avenida Chagas Rodrigues, que sofre em pleno abandono. 
A escola virou curral onde estão sendo guardados cavalos. As imagens inusitadas foram registradas por populares na manhã desta terça-feira (23).

Fonte: Blog do Pessoa