terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Empresário amarga prejuízo de R$ 38 mil com falta de luz no litoral

Turistas e empresários do litoral piauiense enfrentam falta de água e energia elétrica neste final de ano.

Algumas barracas da Praia do Coqueiro foram fechadas porque, segundo os proprietários, mesmo tendo geradores de energia, não havia como atender os clientes de forma satisfatória.

José Francisco Ventura, dono de uma das barracas mais movimentadas do litoral, foi um dos que encerrou as atividades bem antes do previsto. "As oscilações já duram três dias e de ontem para hoje foi pior. Estávamos sem energia até pouco tempo. A barraca do lado também fechou porque a gente não tem como atender o público com qualidade. Hoje em dia, a gente precisa de energia para tudo e também ficamos sem água", explica.

Ventura disse que tem 46 funcionários - todos foram liberados por volta das 10h da manhã desta 3ª feira por causa da falta de energia. "São pais e mães de família que contavam com o dinheiro da diária de hoje. É uma coisa muito triste", lamenta.

O empresário diz ainda que o litoral está "bastante lotado" e que fechar na véspera de ano novo lhe causou um prejuízo de R$ 38 mil. "Isso sem contar com o peixe, o caranguejo, a comida toda que estragou. E mesmo quando voltou a energia, meio-dia de hoje, como é que a gente vai gelar toda a bebida de uma vez? A Equatorial disse que está resolvendo, mas não estamos vendo nada disso, só um descaso total", critica. Ventura explica que estas 3ª e 4ª feira seriam os dias de maior faturamento da barraca.
Uma gerente de pousada que não quis se identificar também lamenta o ocorrido. "Temos gerador de energia e uma boa quantidade de caixa d'água, então não tivemos tantos problemas, mas estamos vendo as outras pessoas com muito prejuízo. É lamentável", afirma.

De acordo com ela, os proprietários da pousada decidiram comprar um gerador porque nos anos anteriores foi comum a falta de energia. "Houve chuva de ontem para hoje, mas nada grave, que justifique a falta de energia por tanto tempo", completa.
Equatorial responde
A Equatorial informou que a forte chuva ocorrida nesta segunda (30), prejudicou o fornecimento da região litorânea em parte da cidade de Parnaíba e Luís Correia.

A distribuidora segue trabalhando com 100 equipes de plantão e o retorno está sendo gradativo com previsão de 100% de retorno as 17h.

O Cidade Verde tentou contato com a Assessoria de Comunicação da Agespisa e não obteve resposta. 

Por Jordana Cury/Cidade Verde | Edição: Blog Diário da Parnaíba 

Ultimo dia do ano começou com tempo fechado e com previsão de chuva durante o dia em Parnaíba

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Janeiro e fevereiro será de muita chuva no Sertão, diz previsão


Mais chuva sobre o Nordeste no verão 2019/2020. Muitas áreas de instabilidade se formam sobre a Região em janeiro e em fevereiro, e chove de forma constante. Os volumes serão significativos e o total acumulado poderá ficar bem acima da média.
Neste verão, a situação da temperatura da água do Atlântico Sul vai fazer com que as frentes frias se desloquem mais lentamente pela costa do Sul e do Sudeste ajudando a aumentar o potencial de chuva sobre o continente.
“No verão, essa é uma situação bastante favorável para a formação de ZCAS”, comenta a meteorologista Patricia Madeira, da equipe de previsão climática da Climatempo. A ZCAS deve provocar grandes volumes de chuva sobre a Bahia neste verão.
Outro fator importante no verão 2019/2020 será a fase negativa do dipolo do Atlântico. Patricia Madeira explica que “a fase negativa é quando o Atlântico Sul fica mais quente em relação ao Atlântico Norte, na costa norte do Brasil. Neste caso a ZCIT desce mais e provoca mais chuva no norte do Nordeste e norte da Região Norte”
A ZCIT – Zona de Convergência Intertropical – é um dos principais fenômenos meteorológicos que atuam no verão da América do Sul, e é responsável pela maior parte da chuva da estação em grande porções das Regiões Nordeste e Norte do Brasil.
Confira abaixo um pouco do resumo de como será os meses de janeiro, fevereiro e março no Nordeste:
Janeiro
Muita chuva e menos calor do que a média em todo o Nordeste brasileiro.
Fevereiro
Menos chuva do que em janeiro, mas ainda acima da média em todas as áreas, e com temperatura abaixo do normal.
A formação de ZCAS provoca chuva contínua na Bahia em fevereiro. Na parte norte da Região, a atuação da ZCIT é bem evidente, especialmente em fevereiro.
Março
Em março, a chuva diminui em todas as áreas, mas o sul da Bahia ainda tem volumes acima da média com a permanência de uma frente fria na região.
Tecnicamente, o Climatempo informa que o verão 2019/2020 será com uma situação de neutralidade no Pacífico Equatorial.
A temperatura da água do oceano Atlântico, especialmente do Atlântico Sul, que banha toda costa leste do Brasil, do Uruguai e da Argentina, terá maior peso no comportamento da chuva e da temperatura sobre o Brasil neste verão.

Virada do ano em Parnaíba sem barulheira dos fogos de artifício

Pensando no bem-estar dos animais e de crianças portadoras de necessidades especiais com alta sensibilidade ao barulho, como por exemplo, os autistas, neste ano a Prefeitura de Parnaíba não usará fogos de artifício com barulho na virada do ano.

O show pirotécnico na Praça do Amor e na Praia da Pedra do Sal, será um espetáculo visual, sem o velho barulho de rajadas que tanto causam perturbação os grupos acima citados. Para se ter uma ideia, devido o grande número de fogos barulhentos em Parnaíba na vitória do Flamengo contra o River Plate, vários animais na cidade acabaram se perdendo ao saírem de casa atordoados. Para vias de esclarecimento, os fogos sem ruído em nada ofuscam espetáculo de cores e brilho no céu. Com o mesmo senso de responsabilidade, empresas parnaibanas como o Elizeu Martins Supermercados também trocarão os fogos com trovoadas pelos sem som.
Outras cidades brasileiras já aderiram a esta boa prática como Campos do Jordão, Poços de Caldas, Florianópolis, Curitiba e São Paulo. Em alguns desses municípios, a proibição do uso de fogos com som já virou até Lei.
Fonte: Blog do Pessoa

Bando explode caixa eletrônico do Banco do Brasil no Piauí

Um bando fortemente armado explodiu o terminal de alto atendimento  da agência do Banco do Brasil de Joaquim Pires-PI na madrugada desta segunda-feira, 30.


Os bandidos ( possivelmente em total de 5 ) estavam armados com fuzis e fugiram em um veículo tipo Siena de cor Vermelha. Foi solicitado reforço policial de Piripiri, Esperantina e Parnaíba. É grande a movimentação na região.
Conforme informações, a ação foi presenciada por moradores que residem próximo ao banco que fica localizado na Rua Doroteu Sertão, centro da cidade.
Ainda segundo informações um refém foi levado pelos bandidos e liberado em seguida. No momento da ação da quadrilha, não havia nenhum policial na cidade, pois estavam em uma diligência na zona rural do município.
A polícia busca localizar o bando que saiu com destino a cidade de Esperantina. Da Redação com informações do Fala Nordeste 

Samu renovará sua frota com novos veículos em 2020

O Piauí conseguiu aprovação de 22 novas ambulâncias para renovação da frota do Samu em 2020. Os veículos serão distribuídos nos municípios de Altos, Angical do Piauí, Bom Jesus, Bom Princípio do Piauí, Buriti dos Lopes, Canto do Buriti, Cocal, Dom Inocêncio, Flores do Piauí, Floriano, Ipiranga do Piauí, Monte Alegre do Piauí, Oeiras, Parnaíba, Queimada Nova, Rio Grande do Piauí, São Francisco do Piauí e Teresina.
Segundo a coordenadora do Samu no Piauí, Christiane Rocha Leal, em 2019, houve muitos avanços para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Piauí. “Este ano conseguimos a implantação de novas bases do Samu estadual nos municípios de Socorro do Piauí, Inhuma, Lagoa do Barro, Várzea Grande, Pio IX, Monsenhor Hipólito, Palmeira do Piauí, Avelino Lopes e Nazaré do Piauí” , afirma Leal.
A data exata da chegada dos veículos ainda não foi informada, mas esperamos que seja no começo de 2020, afinal todo investimento na saúde é louvável.

Samu renovará sua frota com 22 novas ambulâncias


O Piauí conseguiu aprovação de 22 novas ambulâncias para renovação da frota do Samu em 2020. Os veículos serão distribuídos nos municípios de Altos, Angical do Piauí, Bom Jesus, Bom Princípio do Piauí, Buriti dos Lopes, Canto do Buriti, Cocal, Dom Inocêncio, Flores do Piauí, Floriano, Ipiranga do Piauí, Monte Alegre do Piauí, Oeiras, Parnaíba, Queimada Nova, Rio Grande do Piauí, São Francisco do Piauí e Teresina.
Segundo a coordenadora do Samu no Piauí, Christiane Rocha Leal, em 2019, houve muitos avanços para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Piauí. “Este ano conseguimos a implantação de novas bases do Samu estadual nos municípios de Socorro do Piauí, Inhuma, Lagoa do Barro, Várzea Grande, Pio IX, Monsenhor Hipólito, Palmeira do Piauí, Avelino Lopes e Nazaré do Piauí” , afirma Leal.
A data exata da chegada dos veículos ainda não foi informada, mas esperamos que seja no começo de 2020, afinal todo investimento na saúde é louvável.

Bancos fecham nos dias 31 e 1º de janeiro


As agências bancárias abrem normalmente nesta segunda-feira (30), último dia útil do ano para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias.
No dia 31 (terça-feira), as instituições financeiras não abrem para atendimento. A informação é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
A Febraban lembra que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Dessa forma, os bancos não funcionaram no Natal (25) e não abrirão no dia da Confraternização Universal (1º de janeiro).
A federação orienta a população a utilizar os canais alternativos de atendimento bancário para fazer transações financeiras, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes.
Os carnês e contas como água, energia e telefone, com vencimento no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte.
Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.
Os clientes também podem agendar os pagamentos de contas, ou pagar as que têm códigos de barras, nos caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados, como sacados eletrônicos, poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).


Agência Brasil

domingo, 29 de dezembro de 2019

INSS abre concurso para 950 vagas; salário chega a R$ 7,5 mil

Cebraspe é a organizadora; cargos são de níveis médio e superior. Os salários são de R$ 4.886,87 e R$ 7.496,09

População não está conseguindo ser atendida por médicos peritos do INSS em Mato Grosso. (Foto: Reprodução/TVCA)INSS em Mato Grosso. (Foto: Reprodução/TVCA)
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) abriu concurso público para 950 vagas em cargos de níveis médio e superior. Os salários são de R$ 4.886,87 e R$ 7.496,09, respectivamente. O Cebraspe, antigo Cespe/UnB, é a organizadora responsável pela seleção.
Do total das oportunidades, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e 20% para negros.
Os cargos de nível superior são para analista do seguro social com formação em serviço social (150). As vagas de nível médio são para técnico do seguro social (800).
As oportunidades são para os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins, e no Distrito Federal.

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)InscriçõesDe 4 de janeiro a 22 de fevereiro de 2016Vagas950SalárioR$ 4.886,87 e R$ 7.496,09Taxa de inscriçãoR$ 65 e R$ 80Prova15 de maio de 2016

Os candidatos aprovados e homologados dentro do número de vagas ofertadas serão convocados, de acordo com sua classificação, em data oportuna, após o resultado final no concurso, para escolha da Agência da Previdência Social onde será lotado, dentro da Gerência-Executiva escolhida no momento da inscrição, observando os critérios e procedimentos a serem definidos em ato específico.
As inscrições devem ser feitas de 4 de janeiro a 22 de fevereiro de 2016 pelo site www.cespe.unb.br/concursos/inss_2015. A taxa é de R$ 65 para nível médio e R$ 80 para nível superior.
Provas
Na data provável de 28 de abril de 2016 será publicado no Diário Oficial da União e no site da organizadora edital que informará a disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização das provas.
As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 15 de maio de 2016, no turno da manhã para nível superior e no turno da tarde para nível médio, e terão 3h30 de duração. Os exames serão aplicados nos 26 estados e no Distrito Federal.
Para os cargos de nível superior serão cobradas as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico, noções de informática, direito constitucional, direito administrativo, legislação previdenciária, legislação da assistência social do trabalhador e da pessoa com deficiência e serviço social.
Para as vagas de técnico do seguro social, as disciplinas cobradas são: ética no serviço público, regime jurídico único, noções de direito constitucional, noções de direito administrativo, língua portuguesa, raciocínio lógico, noções de informática e seguridade social.
O concurso terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período.
Últimos concursos
O último concurso do INSS foi realizado em 2013 e ofereceu 300 vagas para o cargo de analista do seguro social. O salário foi de R$ 7.147,12. A organizadora foi a Funrio.
A seleção teve as provas reaplicadas depois que alguns candidatos tiveram problemas de insuficiência de cadernos de provas e confusão em locais de provas. O resultado final foi divulgado em maio de 2014.
Para técnico, o último concurso foi em 2011 quando foram abertas 1.500 vagas para o cargo. O salário foi de R$ 4.496,89. Nesta seleção, também foram oferecidas 375 vagas para o cargo de perito médico previdenciário. A organizadora foi a Fundação Carlos Chagas.



Litoral do PI deve receber mais de 150 mil visitantes


As cidades litorâneas chegam a receber uma população flutuante de cerca de 150.000 pessoas no período dos eventos, aumentando assim, o número de veículos e os riscos de acidentes, afogamentos, embriagues, queimaduras e insolação.

Grandes filas de carros e congestionamentos marcaram a ida, no domingo (29) , dos teresinenses para o litoral piauiense.

A inspetora Susana Barbosa , da Polícia Rodoviária Federal (PRF), disse que houve um acidente, sem pessoas feridas, na Ladeira do Uruguai, na manhã de domingo, na zona Leste de Teresina.
Em Parnaíba, um acidente envolvendo três veículos com turistas de Teresina, deixou duas pessoas feridas. “Eu viajei no domingo pensando que o trânsito estava mais calmo, mas enfrentei muitos congestionamento”, falou a cabeleireiro Luiz Henrique, que passará o réveillon nas praias de Luís Correia.
Equipes de saúde reforçam o atendimento de urgência e emergência nas cidades de Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia.

Região litorânea é a mais procurada por piauienses para o Réveillon



Mar de águas calmas e cristalinas, tranquilidade, charme, boa gastronomia e muita beleza. Essas são as qualidades do litoral piauiense. O Piauí recebe na região, neste fim de ano, um fluxo maior de turistas comparado com as outras temporadas, sendo Barra Grande, Coqueiro, Atalaia e Pedra do Sal são as praias mais procuradas.

O secretário de Estado do Turismo, Flávio Nogueira Júnior, explica que a Setur fez um trabalho antecipado para garantir que os visitantes que se deslocaram para o litoral tenham segurança e opções variadas. “Nosso papel é de notificar e acompanhar os demais órgãos que, todos os anos, trabalham em conjunto e com resultados satisfatórios. Enviamos ofícios e nos antecipamos para qualquer eventualidade que surgir. Coqueiro e Atalaia sempre estão entre os destinos certos, por toda sua beleza e calmaria. Barra Grande, que é palco de grandes festas, vem crescendo a cada dia e surpreendendo”, frisa o gestor.

Região litorânea é a mais procurada por piauienses para o Réveillon(Foto: Divulgação/Setur)

O subcomandante da Polícia Militar, coronel Sousa Filho, destaca sobre o reforço do policiamento. “A missão é cumprir o papel constitucional por meio do policiamento ostensivo e preventivo. A Polícia Militar focará na prevenção e, por isso, estamos nos deslocando com um reforço de 100 policiais militares, mais 30 policiais do 2º BPM e CPITur”, ressalta.

De acordo com dados do Ministério do Turismo (MTur), 46,2% optam pelo segmento “Sol e Praia” no Nordeste. O ministro, Marcelo Álvaro Antônio, comemora os resultados gerais na região. “Esses dados vêm coroar o ano de 2019, que apresentou vários resultados positivos. É cada vez mais notória a participação dos turistas da região Nordeste no crescimento do turismo no país e dos empresários que pretendem investir ainda mais neste setor. Isso é um importante impulso para continuarmos trabalhando ainda mais para desenvolver o setor turístico nacional, gerando emprego e renda”, finaliza.


Região litorânea é a mais procurada por piauienses para o Réveillon

Publicado em: 29/12/2019 às 08:17









Mar de águas calmas e cristalinas, tranquilidade, charme, boa gastronomia e muita beleza. Essas são as qualidades do litoral piauiense. O Piauí recebe na região, neste fim de ano, um fluxo maior de turistas comparado com as outras temporadas, sendo Barra Grande, Coqueiro e Atalaia as praias mais procuradas.
O secretário de Estado do Turismo, Flávio Nogueira Júnior, explica que a Setur fez um trabalho antecipado para garantir que os visitantes que se deslocaram para o litoral tenham segurança e opções variadas. “Nosso papel é de notificar e acompanhar os demais órgãos que, todos os anos, trabalham em conjunto e com resultados satisfatórios. Enviamos ofícios e nos antecipamos para qualquer eventualidade que surgir. Coqueiro e Atalaia sempre estão entre os destinos certos, por toda sua beleza e calmaria. Barra Grande, que é palco de grandes festas, vem crescendo a cada dia e surpreendendo”, frisa o gestor.
Região litorânea é a mais procurada por piauienses para o Réveillon(Foto: Divulgação/Setur)
O subcomandante da Polícia Militar, coronel Sousa Filho, destaca sobre o reforço do policiamento. “A missão é cumprir o papel constitucional por meio do policiamento ostensivo e preventivo. A Polícia Militar focará na prevenção e, por isso, estamos nos deslocando com um reforço de 100 policiais militares, mais 30 policiais do 2º BPM e CPITur”, ressalta.
De acordo com dados do Ministério do Turismo (MTur), 46,2% optam pelo segmento “Sol e Praia” no Nordeste. O ministro, Marcelo Álvaro Antônio, comemora os resultados gerais na região. “Esses dados vêm coroar o ano de 2019, que apresentou vários resultados positivos. É cada vez mais notória a participação dos turistas da região Nordeste no crescimento do turismo no país e dos empresários que pretendem investir ainda mais neste setor. Isso é um importante impulso para continuarmos trabalhando ainda mais para desenvolver o setor turístico nacional, gerando emprego e renda”, finaliza.

CANTORA DE FORRÓ SOFRE MAL SÚBITO E MORRE DURANTE SHOW EM JOSÉ DE FREITAS

29 DE DEZEMBRO DE 2019

A cantora de forró Andréia Ribeiro, ex-vocalista da Banda Toda Boa e atualmente em carreira solo, morreu na madrugada desse domingo (29), após sofrer um mal súbito no momento em que estava fazendo show de Pré Réveillon, no município de José de Freitas (38 km de Teresina). De acordo com as primeiras informações, a cantora desmaiou na hora em que cantava, bateu com a cabeça no chão do palco, vomitou e teve sangue  irrigado para o pulmão.


Ela foi encaminhada ao hospital da cidade pelo SAMU e logo em seguida foi transferida para o Hospital de Urgência de Teresina, onde morreu após dar entrada na UTI e sofrer três paradas cardiacas. Andreia era de São Paulo, mas residia em Teresina atualmente. Nas redes sociais, muitos amigos lamentam a morte precoce da artista
Andréia Ribeiro fazia shows em todo o Piauí e era casada com Laércio Cardoso, produtor e músico. Em seu Instagram tem muitas homenagens póstumas. Um vídeo de seu show foi gravado pouco antes de desmaiar.
Andreia Ribeiro é a segunda artista a falecer no Piauí em menos de 24 horas, já que na tarde de sábado o baterista da banda de reggae Dona Bia, Dudu Batera, morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto se apresentava em um bar na praia de Barra Grande, no litoral do Estado.
O cantor que a substituiu no palco no show em José de Freitas, Deo Comandante ,  achou que Andréia Ribeiro parecia estar prevendo sua morte porque mandou parar a banda,  contou história sua história de vida, que desde criança sonhava em ser cantora, que estava muito emocionada  por estar dividindo o palco  com uma cantora que admirava muito, Walquíria Santos, e que estava com saudades de sua mãe e de sua família , que moram em São Paulo.
“Ela resumiu a história dela. De repente, ela desabou no chão. Tinha muitos médicos do show,  o SAMU a levou para o Hospital de José de Freitas. A equipe de Andréia tirou os instrumentos do palco e nós montamos o nosso. O Laércio (Cardoso, marido da cantora) falou que ela estava acordada. Nós continuamos o show. Eu dediquei o show para ela, a garela não parava de falar e gritar o nome dela, a galera bateu palmas para ela. Quando terminou o show, eu fui para o hospital dar uma assistência. Às 5h da manhã de domingo , ela foi transferida para o HUT e lá foi direto para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e, infelizmente, veio a notícia de sua morte. Ela estava feliz demais no show”, falou Deo Comandante.

Confira a programação do Réveillon de Parnaíba

Dia 31/12

Local: Praça do Amor

Horário: 20 h 

Ruan Benício

Waldo e Felipe

Luketa 

Show Pirotécnico e sorteio de brindes

Local : Praia da Pedra do Sal 

Horário : 21:00 h

Attrevo

Groove

Denildo Show

Show Pirotécnico e Sorteio de Brindes

Dia 01/01/2020

Local :Praia da Pedra do Sal 

Horário: 12:00

Forró Relembrar

Jairo Danadin

Vinny Play

Fonte: Supcom - PMP

Confira a programação do Réveillon de Parnaíba

Dia 31/12

Local: Praça do Amor

Horário: 20 h 

Ruan Benício

Waldo e Felipe

Luketa 

Show Pirotécnico e sorteio de brindes

Local : Praia da Pedra do Sal 

Horário : 21:00 h

Attrevo

Groove

Denildo Show

Show Pirotécnico e Sorteio de Brindes

Dia 01/01/2020

Local :Praia da Pedra do Sal 

Horário: 12:00

Forró Relembrar

Jairo Danadin

Vinny Play

Fonte: Supcom - PMP

Confira a programação do Réveillon de Parnaíba



Dia 31/12

Local: Praça do Amor

Horário: 20 h 

Ruan Benício

Waldo e Felipe

Luketa 

Show Pirotécnico e sorteio de brindes

Local : Praia da Pedra do Sal 

Horário : 21:00 h

Attrevo

Groove

Denildo Show

Show Pirotécnico e Sorteio de Brindes

Dia 01/01/2020

Local :Praia da Pedra do Sal 

Horário: 12:00

Forró Relembrar

Jairo Danadin

Vinny Play

Fonte: Supcom - PMP

sábado, 28 de dezembro de 2019

Prefeitura promoverá réveillon em Parnaíba e na Pedra do Sal



💫🍾Réveillon de Parnaíba, a cidade maravilhosa!!💫🍾

Dia 31/12
Local: Praça do Amor
Horário: 20 h
*Ruan* *Benício*
*Waldo* e *Felipe*
*Luketa*
🎊🎉Show Pirotécnico e sorteio de brindes🎊🎉

Dia 31/12
Local : Praia da Pedra do Sal
Horário : 21:00 h
*Attrevo*
*Groove*
*Denildo* *Show*
🎉🎊Show Pirotécnico e Sorteio de Brindes🎉🎊

Dia 01/01/2020
Local :Praia da Pedra do Sal
Horário: 12:00
*Forró* *Relembrar*
*Jairo* *Danadin*
*Vinny* *Play*


URGENTE: Baterista da banda Dona Bia morre após descarga elétrica em Barra Grande

Músico faria apresentação com sua banda neste sábado em Cajueiro da Praia

Henrique, conhecido como Dudu, era conhecido por ter tocado em diversas bandas de Teresina
Henrique, conhecido como Dudu, era conhecido por ter tocado em diversas bandas de TeresinaFoto: Reprodução
O baterista da banda teresinense de reggae Dona Bia, identificado como Dudu Batera, faleceu na tarde deste sábado (28), no município de Cajueiro da Praia, a 390 quilômetros de Teresina. 
Dudu recebeu uma descarga elétrica durante uma apresentação no Bar dos Espanhóis, em Barra Grande. 
"Acabou de acontecer, o corpo dele está lá no IML em Parnaíba, eu estou indo com o Ras (integrante da banda) ajudar o Patrick (integrante) e a Valéria, mulher dele. Ele foi tocar agora meio dia em Barra Grande no Espanhóis, quando ele sentou na bateria que começou a tocar, tomou um choque, não sei se ele tinha banhado e estava molhado ou descalço, mas tomou um choque forte e morreu. Fiquem atentos, muito cuidado", diz um homem não identificado em áudio.
Na imagem, Dudu abraça Laércio Andrade, apresentador do programa Cidade Viva, da TV Cidade, na ponta o cantor Patrick Lopes, da banda Dona Bia
O jovem morava no bairro Vale do Gavião, zona Leste e tinha passagem por diversos grupos musicais, sendo muito querido na cena artística do estado.
Comoção entre a categoria de músicos é grande. Manifestações de tristeza e lembrança de bons momentos ao lado do baterista. No grupo 'Só oz Bass', um baixista conta que recebeu um áudio de Dudu no natal. 
"Ele me mandou um áudio aqui de Natal... fala que me ama e que seríamos amigos até a morte", diz um músico.
Mais informações em instantes!

Piauí tem a gasolina mais cara do Nordeste



AMP
Uma empresa especializada em gestão de frotas e meios de pagamentos fez um levantamento do preço do combustível no Brasil, baseado em 20 mil estabelecimentos, e constatou que o Piauí tem a gasolina mais cara do Nordeste. A pesquisa aponta que, em novembro, o litro do produto subiu 0,59% (R$ 4,583) em relação ao valor médio de outubro (R$ 4,556).
No Nordeste, a Paraíba apresenta o preço médio mais baixo (R$ 4,481), já o Piauí liderou com o maior valor em junho (R$ 4,677); julho (R$ 4,621); agosto (R$ 4,692); setembro (R$ 4,731); outubro (R$ 4,798) e novembro (R$ 4,746).
Já entre as capitais, Curitiba (R$ 4,138) e São Paulo (R$ 4,211) são as que apresentam preços mais baixos. Já Rio de Janeiro (R$ 4,965) e Belém (R$ 4,901) têm os valores mais altos. Teresina ocupa a 10ª posição no ranking, com o preço de R$ 4,611.
Segundo Alexandre Cavalcanti, presidente do Sindicato dos Proprietários de Postos de Combustíveis do Piauí, os motivos pelos quais o combustível no Estado é muito elevado são: não ter Porto; baixa produção de etanol; transporte via ferrovia ou rodovia, além da alta carga tributária.

O Piauí liderou com o maior valor do combustível de junho a novembro deste ano - Foto: Arquivo O Dia
“Como não temos porto, a gasolina vai para São Luiz; a maior parte de navio. Também somos um dos únicos estados do Nordeste onde a produção de etanol é insuficiente para abastecer o Estado, então é preciso ser importado. Além disso, todo nosso transporte é feito via rodoviário ou por trem, que sai mais caro do que feito de navio, já que onde tem porto o combustível tende a ser mais barato. E o principal e mais relevante fator é que nós temos a segunda maior carga tributária do país, só perdemos para o Rio de Janeiro”, enfatiza.
Alexandre Cavalcanti pontua ainda que ter o segundo maior imposto do país, além dos outros fatores, faz com que a gasolina tenha um preço final para o consumidor muito elevado. Para ele, reduzir o valor do imposto cobrado faria com que o preço do combustível reduzisse drasticamente. 
“Eu acho inadmissível termos mais de 50% de imposto sobre um produto de primeira necessidade. Essa é uma briga constante do sindicato, já conversamos com o governo, já pedimos um pleito para todos envolvidos no setor de distribuição de combustível e revenda, solicitando que os estados cobrem o mesmo imposto para que se torne algo mais justo e o consumidor do Piauí não seja prejudicado frente ao consumidor do Maranhão ou Ceará. Mas, infelizmente, o governo não atende nosso apelo. Como se trata de um item de primeira necessidade, apesar de o governo precisar cobrar impostos para se manter, não poderia passar de 12%”, argumenta Cavalcanti.
Contraponto
A reportagem tentou contato com a Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz) para falar sobre a tributação dos combustíveis no Piauí, mas até o fechamento da matéria não recebemos o posicionamento.