quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Desde o início da manhã desta quarta-feira (11/12) acontece uma audiência pública sobre a reforma da Previdência estadual do Piauí. A PEC que trata sobre a reforma segue em regime de urgência na Assembleia do Piauí e deve ser analisada nesta audiência até o final da manhã, apreciada na Comissão de Constituição e Justiça, após a audiência, e votada até as 14h em plenário pelos deputados estaduais.
A urgência com que o Legislativo tem tratado essa PEC revoltou boa parte da classe trabalhadora do estado que é contra essa reforma. Enquanto acontece a apreciação da matéria dentro das paredes da Assembleia, dezenas de pessoas estão do lado de fora da Casa Legislativa protestando contra o regime de urgência e a reforma e pedindo para que a PEC seja votada apenas em 2020.

Apenas três representantes de cada sindicato foram autorizados a acompanharem as discussões sobre a reforma da Previdência. Os demais sindicalistas ficaram do lado de fora protestando contra a reforma. Por volta das 11h, alguns começaram a se mobilizar e juntos derrubaram as grades que os impediam de acessar as entradas da Assembleia. Houve bate-boca entre os manifestantes e alguns policiais militares. Mas, mesmo assim, não conseguiram adentram os corredores da Assembleia.
Terminou agora pouco a audiência pública na Alepi que tratava sobre a reforma da Previdência. Ficou decidido que a matéria irá para a CCJ ainda hoje, porém os parlamentares estão decidindo horário que a matéria será analisada na Comissão
Um manifestante foi detido por polícias militares. De acordo com a PM, o manifestante teria agredido e ferido um policial com uma barra de ferro. Os manifestantes negam o ocorrido e dizem que os militares estão agindo com truculência e que isso é uma forma de intimidar o movimento.
(Foto: Ricardo Morais/OitoMeia)
(Foto: Ricardo Morais/OitoMeia)
(Foto: Ricardo Morais/OitoMeia)
Confira alguns vídeos desse momento

MATÉRIA ORIGINAL

Audiência na Assembleia do Piauí (Foto: Ricardo Morais/OitoMeia)
Ellyo Teixeira [direto da Alepi]: Deputados da base do governador Wellington Dias (PT) estão fazendo um esforço grande para votar ainda nesta quarta-feira (11/12) a proposta de reforma da Previdência Estadual. Teve início por volta das 8h30 a audiência pública com 23 pessoas inscritas para falar. Após as falas, a matéria será votada na Comissão de Constituição e Justiça e em seguida poderá seguir para o plenário. O governo é representado pelo presidente do Piauí Prev, Ricardo Pontes.
A rapidez no andamento da votação da PEC é possível devido ao pedido de urgência feito pelo governador Wellington Dias (PT). A votação pode durar até a tarde desta quarta-feira.
A entrada de manifestantes na Alepi é controlado pelo esquema de segurança. Só foi permitida a entrada de três representantes de cada sindicato. O esquema de segurança foi reforçado com grades e policiais militares, além de seguranças da Assembleia.
De acordo com o diretor do Piauí Prev, Marcos Steiner, o problema da Previdência é de muito tempo e o governo do Piauí demorou para buscar soluções que resolva o problema.
“Eu fico muito triste quando vejo declarações de que o rombo foi causado por roubo do dinheiro da Previdência. Só mostra o desconhecimento da desorganização que era a Previdência no Brasil. Em 1998 foi que o Governo Federal fez a unificação. As previdências passaram a ser iguais. O Piauí ainda passou mais seis anos para se alinhar a essa mudança. Perdemos seis anos. Foi criado o fundo e já se tinha o déficit”, disse Steiner.
Diretor do Piauí Prev, Marcos Steiner (Foto: Ricardo Morais/OitoMeia)
Para o presidente do sindicato dos auditores fiscais, Caetano Mello, a tramitação em caráter de urgência impede que os servidores sejam ouvido e a PEC seja discutida com os trabalhadores.
“Marcos Steiner fala palavras bonitas, mas é preciso ter em mente que a coisa é grave. Nunca na história do Piauí se viu tantas entidades juntas para tentar barrar uma proposta do governo. O assunto prejudica a vida de várias pessoas. Nada impede esse caráter de urgência seja derrubado”, falou Mello.
Participam os deputados de oposição Teresa Britto, Lucy Soares, Gustavo Neiva e Marden Meneses. A base do governo é representada pelo líder, Francisco Limma, o relator Franzé Silva, João Madison e Francisco Costa.
Matéria em desenvolvimento…
Nataniel Lima

Nataniel Lima

Jornalista, é chefe de Redação no OitoMeia e fascinado por novidades, economia e política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário