A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando desde o mês de dezembro de 2019, uma série de capacitações com as equipes de saúde da família.
Ao todo, o município de Parnaíba conta com 45 equipes, formadas por médicos, enfermeiros, ACS (agentes comunitários de saúde) e técnicos de enfermagem. Após a Portaria do Ministério da Saúde, de número 2.979/2019, o que antes seriam o máximo de 4.000 atendimentos mensais por equipe, passa ser 4.000 atendimentos médios mensais por equipe.
Para atender essa nova exigência, a Secretaria Municipal de Saúde, criou um calendário de capacitações por profissionais, que iniciou em dezembro de 2019, e, finalizou na manhã desta quarta-feira (22) com os médicos que compõem as 45 equipes de saúde da família.
Nesta quinta-feira (23), inicia-se uma nova etapa do programa de adequação, com o remapeamento das áreas assistidas, o que implicará em um crescimento da oferta de serviços à população parnaibana.
“Esse novo modelo implica em uma nova forma de assistência. Antes nós tínhamos 5 áreas descobertas por Agentes Comunitários de Saúde e que agora serão assistidos. Os agentes iniciarão uma contagem para um novo cadastro. Nesse primeiro quadrimestre dos 21 indicadores nós teremos que trabalhar 7 indicadores: atendimento prioritário a crianças (até 5 anos), idosos (acima de 65 anos), pré-natal, pré-natal na saúde bucal, imunização, prevenção ginecológica, diabéticos com hemoglobina glicada, aferição de pressão arterial, esses indicadores serão avaliados pelo Ministério da Saúde em maio. E os recursos que antes vinham, independente do que fizesse ou não fizesse serão baseados na produção de quadrimestres, ou seja, só recebe por aquilo que trabalhar. Nosso trabalho agora é capacitar e conscientizar nossos servidores, que, esses indicadores devem ser colocados como prioridade, cumprir os serviços ofertados, com mais vigor, para que nós possamos cumprir essas metas e que não haja queda nos valores destinados à cidade de Parnaíba.” Afirmou a Secretária de Saúde, Rejane Moreira.
Supcom - PMP
Nenhum comentário:
Postar um comentário