quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Maioria dos piauienses não quer votar em Wellington Dias para o Senado

Nome do governador Wellington Dias é rejeitado pela maioria

A maioria dos eleitores piauienses não quer votar no PT para governo do estado em 2022. E também não quer votar no atual governador para o Senado ano que vem.

Esses dados foram constatados em uma pesquisa realizada pelo Amostragem (Instituto Piauiense de Opinião Pública Ltda), que pesquisou a evolução da intenção de voto do piauiense de janeiro a setembro de 2021.


O atual governador e pré-candidato a senador Wellington Dias (PT) conta com a menção de 39,89% dos eleitores. A soma dos demais possíveis candidatos mencionados na evolução totaliza 41,56%.

A vantagem dos demais políticos preocupa o chefe do Executivo, que poderá amargar sua terceira grande derrota em uma década. A primeira ocorreu na disputa para a prefeitura de Teresina em 2021. Ele ficou em terceiro lugar e quase perde para o apresentador de televisão Beto Rêgo, à época concorrendo pelo PSB.

A segunda ocorreu em novembro de 2020 na concorrida disputa pelas prefeituras piauienses. O PT perdeu a maior parte dos municípios que controlava tanto em nível nacional quanto no estado. O Progressistas do senador e ministro Ciro Nogueira (Casa Civil) foi o grande vitorioso.

Foram citados na pesquisa vários políticos de oposição, como o senador Elmano Ferrer (Progressistas), o professor Kleber Montezuma (PSDB), que disputou a prefeitura da capital ano passado, dentre outros. O empresário João Vicente Claudino, presidente regional do PTB, também foi mencionado. Isso indica claramente que a maioria do eleitorado piauiense não quer votar em Wellington Dias para senador, já que a soma dos demais demonstra vantagem sobre as pretensões do governador.

Considere-se ainda que “as manifestações em torno de João Vicente e Montezuma não foram estimuladas”, segundo informações do Amostragem. Por esse lado, a evolução do Amostragem também mostra que, além de não querer votar no governador petista, algumas pessoas terminam por escolher seu nome diante da falta de opção. (Toni Rodrigues)

Prefeito Mão Santa cede imóvel na Ilha Grande de Santa Isabel para atuação de força-tarefa contra a criminalidade

Como medida para conter o avanço da violência e a ação das facções criminosas em Parnaíba, ficou definida a formação de uma força-tarefa composta por diversos órgãos de segurança que irão atuar na cidade na investigação e repressão de crimes. Para tanto, o prefeito Mão Santa determinou a cessão de um imóvel do município na Ilha Grande de Santa Isabel, que servirá como base para a operação das forças policiais e Ministério Público.


A Prefeitura de Parnaíba firmou uma parceria com o Governo do Estado, dando condições para que a força-tarefa possa realizar suas atividades. De acordo com o prefeito Mão Santa, além de ceder o espaço, o município vai colaborar dando todo o suporte logístico necessário. A previsão é de que o reforço policial vindo da capital Teresina comece a chegar já na próxima sexta-feira (24), devendo permanecer aqui por tempo indeterminado.


Sempre atento à problemática da criminalidade que atormenta a população, Mão Santa e a equipe da Prefeitura de Parnaíba têm buscado meios de conter a onda da violência, juntamente com as forças de segurança. Deste modo, o gestor já solicitou a vinda da Força Nacional de Segurança Pública para a realização de operações na cidade. O pedido foi encaminhado ao Ministério da Justiça e está sob análise no momento.


O imóvel que vai sediar a força-tarefa fica localizado na Ilha Grande de Santa Isabel às margens da PI-116, na proximidades da Igreja. O local foi escolhido justamente pelo fato do referido bairro ser um dos mais problemáticos na questão da violência, mas as polícias vão agir em todos os cantos da cidade. O ouvidor-geral do município, Alan Pereira, acompanhou a vistoria feita no prédio juntamente com uma equipe do 2º Batalhão da Polícia Militar.

Prefeitura de Parnaíba dá continuidade a ações do setembro amarelo

 

A Prefeitura de Parnaíba, realiza durante todo o mês de setembro diversas ações em alusão à campanha “setembro amarelo” de prevenção ao suicídio.

 

Nesta terça-feira (21), foi realizado no auditório da Prefeitura de Parnaíba, uma palestra com a participação do psicólogo Demétrio Félix Beltrão. A palestra teve como público-alvo, servidores da Prefeitura de Parnaíba das mais diversas secretarias.

 

 

 

 

“Os profissionais precisam estar sempre inteirados para que possam esclarecer à população sobre os serviços que o município disponibiliza, só assim a gente começa a trabalhar o assunto dentro da necessidade, dentro da importância que ele precisa ser colocado, então, intensificar, falar sobre a importância da saúde mental é sempre uma porta de entrada para que a gente comece a trabalhar o contexto de valorização da vida”, declarou o psicólogo.

 

Coordenadores do CAPS, também participaram da palestra.

 

 

Dentre as ações tomadas pelo prefeito Mão Santa, está a inclusão da oferta de apoio psicológico à população parnaibana e, a profissionais da saúde que participaram e ainda participam do combate à pandemia causada pelo novo Coronavírus.

 

 

O coordenador da saúde mental, Eudacy Braga, ainda anunciou que, para o próximo dia 30, haverá uma caminhada de encerramento das ações, saindo da praça do amor ao Parnaíba Shopping na avenida São Sebastião.

 

 

terça-feira, 21 de setembro de 2021

MÃO SANTA E GOVERNO DO ESTADO VÃO CRIAR "FRENTE CONTRA FACÇÕES" EM PARNAÍBA

Foto; ASCOM/ PREFEITURA Última reunião entre Mão Santa e Wellington Dias sobre crise nos leitos de UTIs

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM) e o governador Wellington Dias (PT) fecharam uma parceria para enfrentar um inimigo em comum: as facções criminosas. 

Na tarde de hoje, o governador ligou, pessoalmente, para Mão Santa e firmaram um pacto de trabalho para reduzir a criminalidade em Parnaíba, uma das principais cidades turísticas do estado. 'Mão Santa', que é ferrenho adversário do governo, solicitou ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) Força Nacional para intervir nas ações criminosas que amedrontam a população do litoral.   

Hoje, ocorreu uma reunião com a presença da cúpula da segurança em que será criada uma força-tarefa com a presença das Policiais Militar, Civil, Rodoviária Federal, Polícia Federal e Ministério Público Estadual. 

A ideia é montar um gabinete de gestão para criar uma “frente contra as facções” na cidade de Parnaíba. 

O secretário Municipal de Governo, Fábio Barros, confirmou que a conversa entre Mão Santa e o governador foi bastante proveitosa. “Foi uma conversa boa. A prefeitura vai fazer uma parceria com o governo do estado que prometeu enviar efetivo, viaturas e a prefeitura dará toda estrutura necessária, inclusive cedendo um prédio, para funcionar a força-tarefa”, disse Fábio Barros.

Sobre o pedido da Força Nacional, Mão Santa foi informado que a solicitação foi encaminhada ao Ministério da Justiça e a Casa Civil. 

“Vamos aguardar uma resposta do governo federal”, disse Fábio Barros. 

A ação emergencial ocorreu após o crescimento alarmante de mortes violentas na região e tem como objetivo diminuir as estatísticas de criminalidade até o final do ano. 

O secretário estadual de Segurança, Rubens Pereira, confirmou a criação da força-tarefa e descartou a necessidade de Força Nacional. 

“Participaram da reunião os representantes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal e foi unanimidade entre eles que no momento não é necessário. Vamos agir para resolver o problema com essa força-tarefa e com o gabinete que criamos. Se até dezembro não for resolvido, vamos ver como procedemos”, declarou. 

Rubens Pereira explicou que oito viaturas da Polícia Militar de Teresina serão deslocadas para Parnaíba até a próxima sexta-feira (24). Em seguida, um contingente da Polícia Civil também seguirá para o município. Eles vão trabalhar em conjunto com a PRF-PI, PF-PI e Inteligência da Secretaria de Segurança (SSP-PI).

Segundo o secretário, os agentes vão agir em dois eixos: ostensivo e investigativo e serão coordenados por um gabinete gerenciado pelo comandante do 2º Batalhão da PM de Parnaíba, Antônio Pacífico, e pelo delegado Eduardo Ferreira. 

“A Polícia Civil participará com o Greco e com a Delegacia Especializada em entorpecentes, investigando e a PM fará esse trabalho ostensivo, com apoio das polícias federais. Todo esse trabalho vai acontecer de forma integrada e terá um balanço a cada 15 dias”, frisou. 

Rubens Pereira evitou adiantar as informações que já foram levantadas sobre as facções, segundo ele, para não prejudicar as investigações. No entanto, revelou que elas fazem parte de um movimento de “migração” de grupos vindos do Sudeste, Ceará e do Maranhão.

 


Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Prefeitura de Parnaíba trabalha para melhoria das escolas da rede municipal, garantindo retorno presencial segur

Por determinação do prefeito Mão Santa, a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Parnaíba realizou um amplo trabalho de limpeza, manutenção e conservação na Unidade Escolar João Orlando de Moraes Correia, que fica localizada na região bairro Rodoviária. Toda a ação foi coordenada pela secretária Maria das Graças Moraes Souza Nunes.







Ações já vinham sendo feitas em todas aquelas escolas da rede municipal que necessitarem de reparos no sentido de preparar o ambiente para o retorno gradual das aulas presenciais, que já foi iniciado pela Secretaria Municipal de Educação de Parnaíba na última segunda-feira (20). Com isso, os alunos serão recebidos da maneira mais adequada possível.


Após uma série de reuniões, a coordenação pedagógica da Seduc de Parnaíba definiu que caberia aos gestores escolares a realização de um levantamento, junto com o planejamento sanitário, a fim de apontar as demandas de cada escola para que a Prefeitura pudesse providenciar as soluções, a exemplo do que foi feito na Escola João Orlando.


Com uma pandemia em situação de controle, todavia sem em qualquer momento desprezar os riscos ainda existentes, ficou evidenciada a necessidade de que os estudantes da rede municipal obtenham o direito de retornar para as salas de aula, ainda que de forma gradual. Vale ressaltar que o retorno é opcional, ficando a cargo de decisão dos pais.

Prefeito Mão Santa determina operação tapa-buracos para melhorar mobilidade em bairros de Parnaíba

O Prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, determinou à Secretaria Municipal de Infraestrutura que realize serviços de tapa-buracos em vias de bairros de Parnaíba. As equipes da SEINFRA estão coordenando os trabalhos na região dos conjuntos Joaz Souza e BroderVille.






segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Clientes da Equatorial Energia poderão pagar contas de luz por meio do PIX

clientes do Grupo Equatorial Energia poderão pagar seus boletos através do PIX. A partir desta segunda-feira (20), os consumidores das distribuidoras do grupo nos estados do Maranhão, Pará, Piauí e Alagoas já poderão usar o PIX Equatorial para pagar suas contas sem sair de casa, a qualquer hora do dia, nos sete dias da semana, inclusive feriados.

“Segurança, agilidade e praticidade são algumas vantagens que o PIX Equatorial traz para os nossos clientes. A iniciativa é uma forma de facilitar o dia a dia dos consumidores, que poderão pagar as suas contas de luz com o celular, em qualquer lugar e a qualquer momento, evitando deslocamentos e filas”, ressalta Jean Gama, Gerente Corporativo de Cobrança do Grupo Equatorial Energia.

Além do QR Code para o pagamento com o PIX Equatorial, as faturas continuarão disponibilizando o código de barras e a linha digitável - Foto: AscomAlém do QR Code para o pagamento com o PIX Equatorial, as faturas continuarão disponibilizando o código de barras e a linha digitável - Foto: Ascom

O pagamento poderá ser feito através de um QR Code disposto na frente da conta de energia – tanto na conta impressa, como na fatura por e-mail. O consumidor precisará entrar no aplicativo do banco onde tem a chave PIX cadastrada, apontar a câmera do celular para o QR Code e realizar a transação, que será compensada em alguns minutos.

“A agilidade da compensação é outra vantagem do PIX. Clientes na iminência de sofrer uma suspensão no fornecimento por falta de pagamento, por exemplo, poderão regularizar a sua situação em poucos minutos, de forma rápida e prática”, explica o gerente da Equatorial.

Além do QR Code para o pagamento com o PIX Equatorial, as faturas continuarão disponibilizando o código de barras e a linha digitável, oferecendo ao todo, três opções para que o cliente possa pagar a conta.

É importante lembrar que o PIX é um sistema de transações do Banco Central, que permite a realização de operações entre bancos de forma gratuita, instantânea e todos os dias da semana.