A engenheira e ex-secretária municipal de Infraestrutura do município de Parnaíba, Maria das Graças de Moraes Souza Nunes, Gracinha Mão Santa, tomou posse na manhã desta quarta-feira (01) durante cerimônia ocorrida no plenário da ALEPI – Assembleia Legislativa do Piauí, em Teresina.
O evento contou com a participação dos pais da deputada, o prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, e, dona Adalgisa Carvalho de Moraes Souza, além de um grande número de conterrâneos e apoiadores da deputada estadual.
Gracinha entra para a história da política piauiense e parnaibana, ao ser a primeira mulher parnaibana eleita ao cargo de deputada estadual.
Pouco próxima dos holofotes e, sempre trabalhando nos bastidores da política e, no planejamento e coordenação das ações da Infraestrutura de Parnaíba, Gracinha Mão Santa era pouco apontada como uma possível candidata a qualquer cargo eletivo, apesar dos inúmeros pedidos e sugestões para que o fosse. No entanto, o que parecia improvável aconteceu!
Em 2022 o nome de Gracinha Mão Santa foi ventilado como opção para uma disputa a deputada federal, partindo do pressuposto de que a família Moraes Souza, apoiaria o atual presidente da FIEPI, Zé Filho, para a Assembleia Legislativa.
No entanto, com a desistência de Zé Filho, e, após ouvir os conselhos de seu pai, Mão Santa, Gracinha aceitou a missão e desafio de pleitear uma cadeira junto ao legislativo estadual.
Incansável e com a garra que sempre mostrou quando abraça um causa, Gracinha venceu tudo e a todos, inclusive os mais céticos, sobre sua votação na capital do Delta.
Houve quem duvidasse que a engenheira superasse a marca dos 15 mil votos no município, o que nunca aconteceu em toda história política de Parnaíba.
Gracinha não só superou a marca como emplacou 22.904 votos dos parnaibanos, o que representou mais de 25% de todo eleitorado local (27,20%).
Não é exagero dizer que nenhum outro político foi tão bem recepcionado tanto por seus pares quanto pelos presentes à solenidade de posse desta quarta-feira, afinal, o momento marcou o retorno à casa legislativa de uma legítima representante da cidade de Parnaíba e do norte do Piauí e, pra variar, da tradicional família Moraes Souza, a que tanto fez e faz pela região.
Texto: Bruno Santana
Nenhum comentário:
Postar um comentário