quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Deputada Gracinha Mão Santa solicita ações para promover turismo e carnaval no litoral do Estado

              Deputada Gracinha Mão Santa (Divulgação)

A deputada Gracinha Mão Santa (PP) solicitou nesta terça-feira, 7, durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa que o Piauí o apoio dos demais parlamentares para o incentivo de ações, junto ao governo estadual, para a promoção da cultura e do carnaval no litoral piauiense.

De acordo com a deputada, o município de Parnaíba ainda não recebeu recursos públicos do governo do estado destinados a essa data comemorativa. "Até agora, Parnaíba não recebeu nenhum recurso para o turismo e para o carnaval. Precisamos trazer o problema dos municípios para o Karnak", disse a deputada, referindo-se à sede do Poder Executivo piauiense.

Sobre o tema, a parlamentar enfatizou a urgência de ações de visibilidade para o carnaval, em razão da proximidade da data. "Precisamos de visibilidade para atrair recursos de turistas. Não vimos nada de concreto. Peço, inclusive, aos colegas da base, que solicitem ao excelentíssimo governador investimentos no carnaval do litoral e de outras cidades. Parnaíba e o litoral não receberam até agora nenhum incentivo para a cultura e nem para o turismo”, afirmou.

Gracinha Mão Santa também pediu apoio ao projeto apresentado pelo deputado Dr. Hélio (MDB), que trata da esterilização de animais. "Em Parnaíba, fizemos os eventos Outubro e Novembro Pet, junto com a Prefeitura de Parnaíba, onde conseguimos, ano passado, o número de mais de 900 animais castrados, utilizando somente recursos próprios. Todos nós devemos encabeçar esse projeto porque ele não trata somente da reprodução, mas de doenças como o câncer", analisou.

REGIMENTO - Na ocasião, a parlamentar também solicitou aos demais deputados e à Casa a disponibilização da versão atualizada do Regimento Interno da Alepi. "Quero pedir a ajuda dos colegas mais antigos para que ajudem os mais novos em relação ao Regimento Interno para que forneçam uma versão mais atualizada para ajudar o trabalho dos novos parlamentares", destacou.

Fonte: Portal Meio Norte

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Gracinha Mão Santa toma posse como primeira mulher, deputada estadual, da história de Parnaíba


A engenheira e ex-secretária municipal de Infraestrutura do município de Parnaíba, Maria das Graças de Moraes Souza Nunes, Gracinha Mão Santa, tomou posse na manhã desta quarta-feira (01) durante cerimônia ocorrida no plenário da ALEPI – Assembleia Legislativa do Piauí, em Teresina.
O evento contou com a participação dos pais da deputada, o prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, e, dona Adalgisa Carvalho de Moraes Souza, além de um grande número de conterrâneos e apoiadores da deputada estadual.

Gracinha entra para a história da política piauiense e parnaibana, ao ser a primeira mulher parnaibana eleita ao cargo de deputada estadual.

Pouco próxima dos holofotes e, sempre trabalhando nos bastidores da política e, no planejamento e coordenação das ações da Infraestrutura de Parnaíba, Gracinha Mão Santa era pouco apontada como uma possível candidata a qualquer cargo eletivo, apesar dos inúmeros pedidos e sugestões para que o fosse. No entanto, o que parecia improvável aconteceu!

Em 2022 o nome de Gracinha Mão Santa foi ventilado como opção para uma disputa a deputada federal, partindo do pressuposto de que a família Moraes Souza, apoiaria o atual presidente da FIEPI, Zé Filho, para a Assembleia Legislativa.

No entanto, com a desistência de Zé Filho, e, após ouvir os conselhos de seu pai, Mão Santa, Gracinha aceitou a missão e desafio de pleitear uma cadeira junto ao legislativo estadual.
Incansável e com a garra que sempre mostrou quando abraça um causa, Gracinha venceu tudo e a todos, inclusive os mais céticos, sobre sua votação na capital do Delta.

Houve quem duvidasse que a engenheira superasse a marca dos 15 mil votos no município, o que nunca aconteceu em toda história política de Parnaíba.
Gracinha não só superou a marca como emplacou 22.904 votos dos parnaibanos, o que representou mais de 25% de todo eleitorado local (27,20%).

Não é exagero dizer que nenhum outro político foi tão bem recepcionado tanto por seus pares quanto pelos presentes à solenidade de posse desta quarta-feira, afinal, o momento marcou o retorno à casa legislativa de uma legítima representante da cidade de Parnaíba e do norte do Piauí e, pra variar, da tradicional família Moraes Souza, a que tanto fez e faz pela região.

Texto: Bruno Santana