A quarta rodada de pesquisas realizada pelo Instituto Amostragem revelou uma queda no índice de contaminação da Covid-19 no Piauí. A pesquisa, apresentada pelo Governo do Estado, nesta segunda-feira (25), estima que haja mais de 66 mil pessoas infectadas com a doença no estado, um crescimento apenas de 1,93 vezes, abaixo da projeção que estava estimada.
De acordo com a curva de tendência de infecção no estado, o crescimento está abaixo do que foi projetado nos estudos estatísticos. Da primeira pesquisa para a segunda, o crescimento foi de 4,5 vezes, da segunda para a terceira foi de 2,5 vezes e da terceira para esta última, foi de menos de 2 vezes.
Ou seja, agora uma pessoa infectada pela Covid-19, pode infectar apenas uma outra pessoa com o vírus.
“Se continuássemos com o crescimento que tínhamos projeto, teríamos, aproximadamente, 86 mil casos, no entanto, a pesquisa mostrou um número de infectados bem abaixo disso. Isso se deve às medidas adotadas pelo Governo do Estado, assim como os esforços das prefeituras para que as pessoas obedeçam ao isolamento social”, ressaltou o diretor do Instituto Amostragem, João Batista Teles.
Fazendo um comparativo das projeções do número de pessoas infectadas nas pesquisas já executadas pelo Amostragem no Piauí: a primeira, realizada entre 25 e 28 de abril, mostrou 3.783 infectados; na segunda, de 06 a 09 de maio, o número foi de 17.148; a terceira, realizada entre 12 e 15 de maio, a estimativa foi de 36.120; e a quarta com 66.299 pessoas infectadas.
Batista Teles explica que a curva de tendência considera um crescimento exponencial. “Da primeira até a terceira pesquisa o nosso crescimento estava acima da projeção dessa curva e agora ela está abaixo do que seria projetada, ou seja, era pra termos um número bem maior de infectado. O que podemos concluir é que os casos continuam crescendo
Desta vez, das 3.999 pessoas residentes em 11 municípios do Piauí, que foram entrevistadas e testadas no período de 20 a 23 de maio, 81 pessoas tiveram resultado positivo para a doença, o que mostra uma taxa de infecção em proporção de 0,020255063.
SUBNOTIFICAÇÃO
Segundo a pesquisa, a estimativa de pessoas infectadas para o Piauí, é de 66.299, baseando-se na taxa de infecção apresentada e no número de habitantes do estado, um número expressivamente maior que o apresentado na pesquisa anterior, 36.120. Apesar da estimativa, no dia 20 de maio, data do início da pesquisa, existiam 2.852 casos notificados pela Sesapi e 91 óbitos, ou seja, para cada caso notificado, existiriam 23 casos não notificados, o que dá uma ideia da subnotificação de casos no estado.
Nas duas últimas pesquisas realizadas também foram feitos testes que analisam a carga viral, no qual é avaliado se as pessoas infectadas ainda estão transmitindo ou não, baseado no tempo de infecção. A estimativa é que, das 66 mil pessoas infectadas, cerca de 30 mil não estariam mais transmitindo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário