segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Prefeito Mão Santa viabiliza investimentos federais no município de Parnaíba


 

O prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, viabilizou junto ao Governo Federal, uma série de investimentos em diversas áreas de atuação do poder público em Parnaíba.

 

Neste sábado (09), o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, esteve em Parnaíba, para formalizar a parceria entre o município de Parnaíba e Governo Federal, no intuito de construir uma nova escola padrão FNDE, com 10 salas de aula e quadra coberta no bairro Dom Rufino IV e a reconstrução da quadra poliesportiva da Escola Municipal Albertina Furtado Castelo Branco – CAIC. Ainda na educação, o prefeito assinou juntamente com o ministro-chefe e, o presidente do FNDE, Sr. Marcelo Ponte, o termo de aquisição para 03 novos ônibus escolares.

 

 

 

 

Dando continuidade aos investimentos, solicitados através de detalhado projeto de viabilidade técnica, realizado pela secretária de infraestrutura, Gracinha Moraes Souza, o Governo Federal também autorizou a obra de extensão da avenida São Sebastião, ligando a área urbana de Parnaíba à rodovia de acesso à lagoa do Portinho.

 

 

“Esse prolongamento da avenida São Sebastião é um sonho bem antigo de todos nós parnaibanos porque isso vai dar uma melhor qualidade de vida ao parnaibano, teremos 11 km de avenida, que vai ser uma das maiores avenidas em linha reta do país. Hoje todo mundo caminha na São Sebastião, pratica esportes da São Sebastião, se encontra na São Sebastião, a avenida se tornou um ponto turístico pelas atrações espalhadas por toda sua extensão e que agora vai ser ampliada, e isso vai beneficiar a nossa maior indústria que é o turismo e que Parnaíba ainda tem muito a crescer.” Destacou a secretária Gracinha Moraes Souza, responsável pela elaboração dos projetos de infraestrutura enviados ao Governo Federal.

Sobre a construção de uma nova escola e da reconstrução da quadra do CAIC a secretária destacou a obsessão do prefeito Mão Santa pela melhoria contínua das escolas públicas municipais. “Para o prefeito Mão Santa a educação sempre está em primeiro plano, e ele sempre cobra de todas as secretarias um ensino público de qualidade, e parte disso é o investimento em infraestrutura, diante disso temos conseguido parceria com o Governo Federal, o que é muito bom. O município iniciou uma grande obra de reconstrução do CAIC porque vinha já com uma estrutura bem ruim, hoje rebemos essa parceria para reconstrução da quadra, que claro vai ter uma contrapartida do município , mas que é fruto de muito diálogo entre a prefeitura de Parnaíba e a bancada federal do Piauí, tendo o Ciro como um parceiro grande e agora como ministro temos que agradecê-lo, mas também pedir mais e mais e mais, porque é nossa função enquanto gestores buscar sempre mais e não se contentar com pouco para nossa cidade” destacou Gracinha.

 

 

 

O ministro Ciro Nogueira destacou a determinação do presidente Jair Bolsonaro em investir no município de Parnaíba. “Se somarmos todos os recursos do senador Ciro, junto com a bancada já destinou aqui nós vamos para mais de R$ 70 milhões e que são fundamentais para que Parnaíba tenha esse desenvolvimento que tem tido nos últimos anos e nós queremos fazer muito mais, pois é uma determinação do presidente Jair Bolsonaro para que a gente possa focar no desenvolvimento da Parnaíba que ele tem o nosso prefeito Mão Santa como grande amigo, como grande gestor e grande parceiro nas execuções de obra em conjunto com o Governo Federal”.

 

 

 

T

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Prefeito Mão Santa garante apoio a evento de incentivo ao consumo de peixe em Parnaíba


 

O prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, recebeu em seu gabinete nesta sexta-feira (08) produtores de peixe, e representantes da CODEVASF, que buscaram apoio para realização de um grande evento, onde serão doados mais de 600 kg de peixe à população.

 

 

Na ocasião foram apresentados ao prefeito Mão Santa, dados sobre o impacto negativo das falsas notícias sobre a doença da urina preta, junto a cadeia produtiva de peixes na região de Parnaíba.

 

 

Entendendo a importância do setor, de imediato o prefeito Mão Santa determinou a adoção de todas as medidas necessárias para combater a disseminação de falsas notícias sobre a segurança alimentar dos peixes criados em Parnaíba, e que fosse criada uma comissão organizadora para dar todo o suporte á realização do evento, que distribuirá gratuitamente mais de 600 kg de peixe à população parnaibana na forma de “churrasco”, no mercado da Caramuru.

 

 

 

“O evento será voltado a desmistificar essa ideia falsa, que o consumo do peixe em geral está disseminando a doença, conhecida como doença da urina preta, e que não tem casos em Parnaíba. Com isso, ninguém consegue mais vender, as contas estão chegando, muitas pessoas envolvidas na cadeia produtiva do peixe estão sendo prejudicadas, como colaboradores e suas famílias. E hoje nós conversamos com o prefeito, quero agradecer ao apoio e toda disponibilidade que o prefeito nos deu a esse evento que vai acontecer no mercado da Caramuru.” Destacou o piscicultor Cassio James.

 

 

Segundo o diretor da Superintendência da Pesca, João Firme, o evento contará com todo o suporte e inspeção da vigilância sanitária do município de Parnaíba. Serão mais de 600 kg de peixe, preparados na forma de churrasco, e que será distribuído gratuitamente à população parnaibana.

 

 

O ouvidor do município de Parnaíba e, superintendente da pesca, Alan Pereira, destacou a importância da iniciativa de combate à fake news, e assegurou que, seguindo a determinação do prefeito Mão Santa, a Prefeitura de Parnaíba, através de suas secretarias e superintendências, sob a supervisão da ouvidoria geral do município, garantirá a realização do evento, com segurança. “Faremos um evento grandioso, com o peixe fresco direto para a churrasqueira, onde haverá a degustação grátis para a população, inclusive eu e o prefeito Mão Santa também participaremos e vamos comer peixe, pois nosso peixe é saudável, nosso peixe é de procedência, e temos os melhores produtores de peixe de toda a região, que trabalhma com seriedade e muito profissionalismo”. Afirmou o ouvidor geral do município, Alan Pereira.

SUPCOM/ PMP 

Prefeito Mão Santa solicita com diretores da Azul Linhas Aéreas voos de Fortaleza para Parnaíba

Representando o Prefeito Mão Santa em reunião com diretores da Azul Linhas Aéreas, Superintendente de Turismo solicita voos de Fortaleza para Parnaíba 

Em reunião com o diretores da Azul Linhas Aéreas em Fortaleza, o Superintendente de Turismo, Joaquim Vidal, solicitou voos para o trecho Fortaleza/Parnaíba/Fortaleza, e destacou o potencial turístico do município e da região. Também participaram do encontro representantes da Secretaria Estadual de Turismo e do Sebrae-PI. Os diretores da Azul Linhas Aéreas foram muito receptivos e afirmaram que a empresa fará estudo para a operacionalização dos voos.

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Retorno das aulas presenciais acontece de forma segura e com todo o suporte da Prefeitura de Parnaíba

O retorno das aulas presenciais na rede municipal de Parnaíba, iniciado ainda no mês de setembro, segue ocorrendo gradativamente nas unidades de ensino mantidas pela Prefeitura. Por determinação do prefeito Mão Santa, todas as medidas preventivas e de cuidado sanitário estão sendo adotadas pelos gestores escolares.







O objetivo é garantir aos quase 20 mil alunos do município um retorno seguro às atividades em sala de aula. Logo no início da pandemia, em 2020, a cidade de Parnaíba se destacou por ter sido uma das primeiras do Piauí a adotar o sistema de ensino remoto. Para beneficiar ainda mais os estudantes, a gestão municipal criou o projeto "Minha Escola na TV", que seguirá oferecendo aulas em canal aberto de televisão, atendendo todas as séries e disciplinas, até o final deste ano.


No entanto, com os indicadores de casos da covid-19 em queda, mediante o fato de que grande parte da população está vacina, inclusive jovens, a necessidade da volta às aulas presenciais se fez evidente, até para que o corpo de alunos não venha a ser mais prejudicado. O prefeito Mão Santa e toda a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Parnaíba têm se empenhado para garantir educação de qualidade, com escolas e professores preparados.


Nós últimos anos, a Secretaria Municipal de Infraestrutura proporcionou a reforma e ampliação de quase 90 unidades de ensino, levando mais conforto, comodidade, equipamentos e merenda escolar para atender as demandas dos alunos, professores e servidores. O compromisso é seguir avançando na educação e em todas as áreas da administração municipal.

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Prefeitura de Parnaíba intensifica serviços de varrição e capina em vias públicas e no Cemitério Frei Higino

Por determinação do Prefeito de Parnaíba Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e da Secretaria de Serviços Urbanos e Defesa Civil (Sesudec), à frente a Engenheira Maria das Graças Nunes (Gracinha), intensificaram nesta terça-feira (05/10) a limpeza do Cemitério Frei Higino, localizado na Avenida Dr. João Silva Filho, no Bairro Piauí.


Essas ações de limpeza de vias e logradouros públicos seguem um cronograma elaborado pela Sesudec e são realizados periodicamente de Janeira a Dezembro abrangendo vários Bairros do Munícipio, mas atende também a solicitação realizada por moradores, como foi o caso da limpeza do Cemitério Freio Higino.


A Prefeitura de Parnaíba vem fazendo a sua parte para manter a cidade de sempre limpa, porém é importante que os munícipes façam a sua parte e colaborem com a Prefeitura, evitando colocar lixos em terrenos baldios e em vias públicas.

SUPCOM/ PMP 

Com apoio da Prefeitura de Parnaíba, sul-americano de wind surf é realizado na lagoa do portinho



Através da superintendência de turismo e da secretaria municipal de esportes, a Prefeitura de Parnaíba, apoiou a realização do campeonato sul-americano de wind surf, evento disputado na lagoa do portinho e no delta do rio Parnaíba.


O evento que contou com a participação de atletas de todo o país, teve seu encerramento neste sábado (02), onde foram conhecidos os campeões e cada categoria. “Temos que destacar a determinação do prefeito Mão Santa, que desde o início do projeto no ano passado deu e determinou que fosse dado total apoio ao evento, ele agora quer o mundial, e nós vamos trabalhar para que nossa cidade sedie mais esse importante evento, que contribui para o turismo e para a nossa economia”, destacou o Superintendente de Turismo, Joca Vidal.


Representando o prefeito Mão Santa, o Secretário Municipal de Esportes, Geraldo Santos, destacou a valorização dos eventos esportivos no município de Parnaíba. “Por determinação do nosso prefeito Mão Santa, nós estamos trabalhando muito para dar destaque e trazer os grandes eventos esportivos para Parnaíba, e isso reforça nosso turismo, nossa economia, nosso esporte, essa é a determinação do prefeito Mão Santa, recolocar Parnaíba no calendário mundial dos eventos esportivos”.


SupCom - PMP

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Campeonato Sul-americano de windsurf slalom 28/09 à 02/10 em Parnaíba no Piauí.

Lagoa do Portinho - Parnaíba - Piauí


Com total apoio da Prefeitura Municipal de Parnaíba começou em alto estilo o Sul-americano de windsurf slalom aqui na Lagoa do Portinho em Parnaíba no Piauí. Três rounds foram realizados para a categoria open e sport. Os ventos variaram muito soprando de 12 a 17 com rajadas eventuais de 19/20 knots. A CR preparou uma raia bem rápida com os velejadores mais rápidos fechando o percurso com seis boias em menos de quatro minutos. Duas eliminatórias são realizadas com seis e sete velejadores e os quatro primeiros passam ppara formar a bateria 3 com os winners e  para a 4 com os loosers. Os que lideraram as baterias normalmente utilizaram velas e pranchas grandes. Biel (BRA-6)  foi a exceção usando o set up médio e mesmo assim colocou dois primeiros e lidera o ranking geral. 








Mathias Pinheiro (BRA-5) que estava na dúvida se participaria do evento por problemas pessoais deu o ar da graça e andou muito bem vencendo a primeira série ficando em segundo e em terceiro nas seguintes e vai liderando a master. Léo Rebelo (BRA-121) segue em terceiro com dois segundo e um terceiro mostrando que está afiado também. Surpresa para a boa performance do Cearense Jean (BRA-202) que chegou a liderar praticamente toda a bateria final da segunda série, mas acabou caindo no jibe e terminou em sétimo, mesmo assim segue em segundo na categoria sênior e quarto no geral. O gaúcho Christian Hackbarth (BRA-34) segue em quinto cumprindo seu objetivo que é ficar top 5 no evento. Marcelo Holanda – o Babau (BRA-2004) confirmou sua boa fase após perder vários quilos e melhorar sua performance lidera a Grand master com 12 pontos, seguido pelo paulista José Morales (BRA-565) com 13 e pelo capixaba Ricardo Conde (BRA-8) com 14 pontos.  O cearense sangue bom Jamnilson Souza (BRA-840) ainda não acertou a mão mas espera-se que vai subir assim que o vento apertar.


Na sport Klinton – Williame e Rodrigo vão liderado a fila, sendo que cinco séries foram realizadas já que  nesta categoria cada bateria fecha uma série. Dra. Rosane (BRA-390) vai vencendo a feminino com Mônica Veras (BRA-876) em segundo.


Não tivemos ainda o resultado do speed realizado ontem no Delta do Parnaíba mas espera-se que amanhã o resultado saia. Para a quinta feira, segundo dia do evento a previsão é muito parecida com a de hoje o que vai forçar os competidores a usar toda técnica para disputar as primeiras colocações. Skippers Meeting às onze, veleja