Parnaibanos e Parnaibanas!
Desde a década de 90 do século passado, venho exercendo, em Parnaiba, o honroso cargo de Vereador desta cidade, com espírito civico e absoluto despreendimento pessoal, procurando sempre dar à Parnaiba o melhor de minhas energias, sem pensar em dela ser usufrutuário. São mais de 23 anos vividos na vida publica, consagrados, por inteiro e sem desfalecimentos, na busca do ideal de contribuir no desenvolvimento da minha terra e da minha gente, assumindo posiçoes firmes que a minha consciência recomendava, nos episódios mais delicados que enfrentei, nos quais muitos preferiram omitir-se.
Como Vereador, jamais recusei expor-me em defesa dos meus princípios, que caminham, sempre, em direção aos interesse da sociedade e tão-somente dela - sem submissão, resistência gratuita ou incabível individualismo. Com frequencia regular, atuante espirito público e objetividade, exerci vigilância sistemática sobre o Executivo municipal em varios governos, mesmo correndo o risco da incompreensão de uns e da irritação de interesses de outros. Isto porque penso que não há solidariedade incondicional na democracia. É pela critica às imperfeições que governos, partidos e Parlamentos se fortalecem.
Consciência acostumada a não dissimular, habituada a não mentir, direcionei minha atuação na Câmara Municipal de Parnaíba, com transparencia de atitudes - a palavra sem rodeios - ao atendimento das reivindicações dos parnaibanos, à melhoria de vida de comunidades e dos mais pobres; de encontrar caminhos com soluções possíveis e prioridades definidas para os serviços municipais geradores de transformação social.
Nas horas de dificuldades, com a voz da advertência e os gritos da indignação e do protesto, jamais me cumpliciando com a covardia dos silêncios comprometedores - onde os interesses, o medo e a submissão sempre encontram agasalho - mais que homem de partido, fui defensor dos parnaibanos e comunidades que represento, praticando política no bom sentido, politica como fator de desenvolvimento social.
A jornada tem sido árida, mas ainda não houve tormenta que me fizesse desistir ou deixar de considerar a vida pública como um oficio - às vezes com um lenço no nariz para atravessar o pântano. Entretanto, se voltasse a ser jovem, certamente perseguiria os mesmos ideais e novamente disputaria um mandato para servir aos meus conterrâneos.
E vos afirmo - em todo esse período, esforcei-me para servir a minha cidade, até o limite de minhas forças sem que as decepções me carregassem de mágoa ou a glória me enchesde de vaidade; em todo esse período, nunca o interesse pessoal me levou a descaminhos, a renegar deveres ou ao desânimo. Inclinado à politica conciliatória, sempre preguei a concordia para a solução de diferenças e impasses, sempre visando o prestígio maior de Parnaiba.
Neste pleito de 2020, após a desistência do Dr. José Hamilton de concorrer ao cargo de Prefeito Municipal, fui convidado pelo senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Proguessistas, a compor a chapa majoritária encabeçada pelo prefeito Mão Santa, como candidato a Vice-Prefeito da minha terra.
Orgulhoso aceitei o desafio. Entendo que o diálogo democratico civiliza as divergências. Nesse cenário, um irreprimível dever de lealdade para com a Parnaíba, me força a sair do remanso tranquilo da reeleição para mais um mandato de Vereador e a lutar por caminhos mais árduos, tendo em vista o progresso da minha Parnaiba. Eleito, serei leal ao Proguessistas, mas serei leal em primeiro lugar a Parnaíba e a sua gente que me carrega e me inspira. E crente em Deus, aceitei o convite com a firmeza dos que não tergiversam em suas convicções, mas resistem às tentações com dignidade. Eleito Vice-Prefeito desta cidade, exercerei o meu mandato observando os principios que norteiam o meu proceder até a presente data, posto que não me prostro senão ante o Criador.
À Vitoria, parnaibanas e parnaibanos!
Carlos Alberto de Sousa Santos - Beto.